quinta-feira, 4 de julho de 2019

32ºAsmodeus Daimon : O Demônio que foi amigo de Oscar Wilde.



    Asmodeus: O Demônio que foi amigo de Oscar Wilde.


Asmodeus é Destruidor, um dos demônios com maior influência nas decisões políticas do inferno .
Durante a Idade Média , no entanto, Asmodeus estava perdendo uma parte considerável de seu status para
os demônios com melhor imprensa. Na maioria dos livros proibidos deste período, ele é acusado de atentados miseráveis, como dedicar-se a colocar obstáculos à vida conjugal, favorecendo os projetos de adultério.

Apesar desse declínio na popularidade, Asmodeus é um dos demônios com mais lendas em múltiplas culturas;e, sem dúvida, é dotado de uma das personalidades mais perturbadoras.
Já no Avesta , coleção de textos sagrados da Pérsia, Asmodeus cumpre a função de protetora da sensualidade e dos prazeres da carne, favorecendo os atos que fogem de toda repressão ética e moral.

De fato, o nome Asmodeus deriva do a Persšma-daēva persa, que significa "demônio da ira" ( aēšma , "raiva" e daēva , "demônio").
Este epíteto foi escolhido literalmente pelo zoroastrismo, onde Asmodeus ocupa um lugar preponderante na gestão da raiva humana.

Nos mitos bíblicos, Asmodeus aparece como a tenaz no amor por Sara, a futura esposa do jovem Tobias, que com a ajuda do arcanjo Rafael consegue finalmente derrotá-lo.
Mas até a chegada deste piedoso homem Asmodeus conseguiu assassinar sete aspirantes sucessivos à virgindade de Sara. Em seu Infernal Dictionnaire Collin de Plancy afirma categoricamente que foi Asmodeus quem o possuiu no lugar de cada um dos aspirantes.

Oscar Wilde.
 Se olharmos para a versão canônica, Tobias foi casto, isto é, ele não tinha compartilhado a cama de uma mulher antes do casamento com Sara, uma pergunta que o impediu de perceber que sua jovem esposa o havia enganado com Asmodeus .
Tradições talmúdicas antigas associam Asmodeus com o rei Salomão - chave do rei Salomão (Clavicula Salomonis) e chave menor de Salomão (Lemegeton Clavicula Salomonis) - a quem ele teria relutantemente ajudado a construir o templo de Jerusalém, depois de perder uma aposta que o rei propôs.
As mesmas fontes asseguram que, em vingança por isso, Asmodeo teria inventado as relações ilícitas do arquiteto Hiram com a sulamita, para quem o monarca amargurado escreveu O Cântico dos Cânticos , o cume poético do Antigo Testamento.
Se assim fosse, Asmodeo conseguiu consumar sua obra-prima; demonstrando que nem o amor mais puro nem a poesia mais alta são capazes de derrotar a luxúria.
Neste contexto, o aterrorizante Malleus Maleficarum (O Martelo das Bruxas) confirma suas tendências obscenas, como em The Magus, de Francis Barrett , ou Inteligencia Celestial .
Asmodeus executou uma estratégia semelhante em dois processos inquisitoriais históricos: o dos bens do convento de Loudun e o das bruxas de Salém, onde um ancestral do escritor Nathaniel Hawthorne estava envolvido.

Talvez uma das últimas aparições históricas de Asmodeo ligue-o como amigo e conselheiro de Oscar Wilde .
Em geral, considera-se que Asmodeo é o patrono dos corruptores e um defensor incansável do comportamento dissipado. Alguns poetas incapazes de interpretar os grimórios transformaram-no no dono das premissas do bordel do inferno e governante das casas de jogo.
Mundano e extrovertido como é, não é de surpreender que Asmodeus, ao contrário de seus camaradas, muito mais grosseiro e discreto em suas encarnações, desfrute de festas e cerimônias humanas, e até mesmo aceite comer vorazmente em banquetes públicos quando seus devotos o invocam.


luciferianagoecia@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário