quinta-feira, 4 de julho de 2019

29ºAstaroth Daimon, o demônio infeliz.


Quase todos os grimórios e livros proibidos da Idade Média concordam que Astaroth é um demônio tão poderoso quanto miserável. 
O próprio Astaroth - através de seus acólitos - afirma que ele foi injustamente condenado ao submundo . 
E não apenas isso, mas está em desacordo com Satanás no que se refere ao seu desempenho nas tarefas administrativas daquela região povoada de réprobos e santos perdidos.
O nome de Astaroth vem diretamente da deusa fenícia Astarte , que nos mitos bíblicos se chama Ashtoreth , nome singular, e Ashtaroth, figura plural que se refere à multiplicidade de estátuas e imagens da deusa.
Embora em todos os dicionários demonológicos Astaroth seja falado como um demônio , etimologicamente falando estamos na presença de uma mulher no plural , isto é, uma mulher com múltiplas facetas.
De fato, a primeira aparição de Astaroth como um demônio masculino vem do Livro de Abramelin , datado aproximadamente no ano de 1458.
A imagem que acompanha este artigo pertence a Colin de Plancy e seu Infernal Dictionnaire (dicionário infernal) , onde Astaroth aparece como um homem alado com membros de dragão montados em um licantropo.
 Johann Weyer , mais conhecido por seu pseudônimo, Wierius , argumenta que a aparência de Astaroth é tão desagradável, e tão repugnante seu aroma, que quem precisa chamá-lo deve usar um anel de prata pendurado em seu nariz para isolar-se de seu pestilência insuportável.
Esta anedota aromática pode ser encontrada no livro amaldiçoado : De Praestigiis Daemonum e Incantationibus ac Venificiis , que significa algo como: Da ilusão de demônios, encantamentos e venenos.
Wierius retoma a biografia de Astaroth em outro livro odioso: Pseudomonarchia Daemonum: Liber officiorum spirituum.
Em oposição a essas observações, o investigador Francis Barret afirma nomago (The Magus) que Astaroth é de fato o patrono dos inquisidores.
Apesar de suas queixas e críticas, Astaroth tem uma posição privilegiada no inferno. 
Ele ocupa o papel de tesoureiro geral, uma posição que ele abomina, talvez, porque ele o coloca como protetor de banqueiros e empresários.
Talvez por causa de suas relações comerciais com esses senhores, Astaroth ganhou o epíteto do Senhor dos vapores de podridão e cadáveres.


luciferianagoecia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário