sexta-feira, 27 de março de 2020

Magia do Caos


"Nada é verdadeiro, tudo é permitido!"

O conceito de Magia do Caos (derivado diretamente do Caoísmo) é relativamente recente, tendo origem em West Yorkshire, na Inglaterra, nos anos 70 do século XX.
Influenciada pelas práticas Thelêmicas de Aleister Crowley e Austin Osman Spare.
Pode se dizer que o precursor da Magia do Caos foi o artista plástico inglês Austin Osman Spare (1886 -1956)
Austin Osman Spare.

 Criador de um sistema mágico extremamente pessoal, denominado Zos Kia. Spare foi tão inovador que chegou a ser evitado por Aleister Crowley, que o acusava de ser um mago negro. 

A Magia do Caos é primeiramente uma prática que abrange diversos sistemas mágicos. 
Trata-se de uma das tendências modernas em ocultismo, construída com base na rejeição de qualquer forma de dogmatismo e a primazia da experiência mágica pessoal (que pode, por outro lado, incluir sistemas existentes).
 O movimento de Magia do Caos se originou no final de 1970 na Inglaterra, e até a década de 1990 permaneceu no meio underground; a sua ocorrência está associada ao crescimento do interesse no oculto entre as comunidades de jovens, e à subcultura.
Aleister Crowley
Por Aleister Crowley para seu Equinox: "O Método da Ciência - A Meta da Religião". Isto é a Magia do Caos: um conjunto de influências aparentemente conflitantes que resultaram em um conjunto de práticas extremamente heterogêneo, ainda que surpreendentemente eficaz.
 A máxima central deste tipo de prática é "se funciona, usa-a".
 A Magia do Caos usa o estado de Gnose, através de práticas como meditação, música, dança, uso de ervas, dor, ou orgasmos, como forma de realizar práticas divinatórias ou outras práticas mágicas. Os Magos do Caos acreditam que conseguem moldar a realidade, ascendendo a estes estados de consciência e projetando (ou lendo) imagens ou pensamentos.
O conceito ortodoxo de "ocultismo", os Caoístas procuram transmutar todos os aspectos de sua existência em atos deliberados de criação, destruição e diversão.
 Para isto, misturam Magia, Ciência e Arte, evitando sempre cair na armadilha de levar qualquer coisa demasiadamente a sério. Seja bem vindo às mares do Caos, onde todo homem é Shiva e toda mulher é Kali.
Os praticantes de Magia do Caos procuram se submeter a constantes processos de descondicionamento. Procuram fazer uma auto análise e descobrem que crenças ou comportamentos estão sendo favorecidos em detrimentos de outros.
A partir destas circunstâncias, usando processos de anátema pessoal, submetem se às crenças que seu ego mais rejeita.
 Através deste processo de desconstrução, o praticante percebe a relatividade e validade de qualquer conceito. Existem diversas práticas de anátema, quase todas com o objetivo de livrar o Adepto das amarras do ego. 
Magos caóticos não costumam levar nada muito a sério, por estarem atentos à relatividade de todos os fenômenos.
A Magia do Caos foi aperfeiçoada por diversos Adeptos, a Sigilização é um método simples e eficaz de obter resultados.
No Brasil, a Magia do Caos está começando a se estabelecer como uma corrente mágica. 
Seu representantes atuais são o Pacto Gnóstico NOX e a IOT Brasil.
NOX nasceu de um grupo afiliado ao Z(cluster), denominado kaZakaotika, consiste em uma Rede de Adeptos Caoístas, espalhados pela America do Sul. 
Cada grupo de trabalho, denominado Vórtice, é completamente independente. Não há nenhum tipo de hierarquia dentro do Pacto. Os Irmãos de NOX mantém sua identidade através do uso comum do Sigilo do Pacto e do Panlogos, uma Invocação criada em conjunto por todos os Vórtices. Seu principal objetivo é fornecer um meio de comunicação e troca de experiências entre os praticantes da Magia do Caos, considerando a colaboração de cada Individuo como única e inestimável.
 Outra característica do NOX é a realização de Projetos Inter Vórtices, sendo que atualmente estão envolvidos na criação de uma língua bárbara.
A IOT não passou incólume por todas as modificações sofridas pela Magia do Caos desde os anos setenta.
Criada originalmente para ser um fórum livre de associação de Adeptos do Caoísmo, a Ordem sempre procurou manter um mínimo de hierarquia urn erro grave, de acordo com seus críticos. De seu formato original, evoluiu para O Pacto e a partir dai adeptos que deixaram a IOT (entre eles um de seus fundadores, Ray Sherwin) criaram novos grupos, a maioria deles tendo em comum o fato de não utilizarem qualquer tipo de hierarquia.
Atualmente existem muitos grupos e indivíduos trabalhando sob a égide do estandarte Caoísta.
A Magia do Caos nunca parou de crescer, estendendo seus tentáculos love craftianos por todo o mundo e declarando que você pode e deve ser seu próprio Mestre.

"Universo termina e recomeça cada vez que você respira; sim, termina e recomeça cada vez que você respira."

         


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário